Campanha de vacinação em Dona Inês começou esta semana

A secretaria de Saúde de Dona Inês deu início esta semana a campanha de vacinação contra o vírus influenza, que provoca gripe.

A vacina está disponível para as pessoas que fazem parte do público- alvo. A novidade é que o grupo passa a contar também com professores da rede pública e privada. Além dos professores, devem ser vacinados idosos com 60 anos, crianças de 6 meses e menos de 5 anos, gestantes , mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto) , trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas.

A vacina tem por objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe.

É Importante levar a Caderneta de Vacinação ou algum comprovante da situação vacinal à unidade de saúde. Dúvidas podem ser tiradas com o Agente de Saúde, ou nas Unidades de Saúde. Esta semana forma vacinados os profissionais em saúde. Na próxima semana, idosos, crianças e gestantes pós-partos até 45 dias.

As vacinas usadas na campanha foram produzidas para o Ministério da Saúde pelo Instituto Butantan. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada 2017 a vacina influenza trivalente é composta por cepas dos três tipos de vírus da gripe mais circulantes no Hemisfério Sul.

Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza.

A campanha de vacina contra gripe vai até o dia 26 de maio.