Caminhada em combate a exploração sexual foi realizada nesta quinta (16)

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Dona Inês realizou na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, uma caminha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento que mobilizou grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), alunos da Rede Municipal de Educação e da Rede Estadual de Ensino, teve início na  Praça dos Trabalhadores, em seguida os participantes percorreram as principais Ruas da Cidade e culminando no Ginásio Poliesportivo, onde teve as premiações referentes ao Concurso de Redações e de Cartazes produzidos pelos alunos do município e outras atividades como teatro e música.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ocorre no dia 18 de maio.

De acordo com o Ministério da Mulher, da família e dos Direitos Humanos, no Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações intersetoriais com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.