Catadores de resíduos sólidos fazendo cadastro na prefeitura

Pessoas que trabalham com a reciclagem no lixão da Cidade estão fazendo um cadastro na Prefeitura. O objetivo é identificar os catadores de resíduos sólidos, para oferecer melhores condições de trabalho para esses trabalhadores e trabalhadoras.

A ação da Prefeitura, a partir de um Requerimento do Vereador Jairo, se dá pela Gestão compreender que essas pessoas trabalham em condições extremamente precárias, em lixão a céu aberto, com risco de contaminação e transmissão de doenças, e que esses trabalhadores são agentes essenciais para a reciclagem no município.

Com esse cadastro, além de identificar os catadores, a Prefeitura vai poder fazer um diagnóstico socioeconômico, e criar políticas de melhoria de vida para essas pessoas.

O Vereador Jairo explicou que; Assim que finalizar o cadastro, a Prefeitura fornecerá as informações para a secretaria de saúde, para que possa realizar acompanhamento e ações de saúde pública para essa população.

“Verificaremos a questão epidemiológica para fornecimento de imunizações ou outros procedimentos de prevenção à doença de fatores externos.” Informou a Secretária Taciana Lucena.

Para o Vereador, o desafio é grande. “É desafiador. Precisamos unir forças de todas as secretarias para por em prática esse projeto a fim de nos tornarmos destaque em todo curimataú e brejo paraibano como primeiro município a ter um aterro sanitário e coleta seletiva do lixo.” Destacou.

O Prefeito João Idalino disse que com esse trabalho em conjunto; Poder Legislativo Municipal e Poder Executivo Municipal, “vamos conseguir melhorar o meio ambiente, as condições de vida de quem trabalha no local e gerar renda.” Pontuou.

Além do cadastro, uma comissão esteve no lixão para fazer um estudo in loco.

COMPARTILHAR