Crianças e adolescentes estão sendo vacinados contra HPV e Meningite

A secretaria de saúde do Município de Dona Inês está realizando a intensificação das vacinas contra HPV e meningite. O público alvo são meninos e meninas de 9 a 14 anos.

O objetivo da vacina contra HPV é prevenir os cânceres de; colo de útero, vulva, pênis, boca e orofaringe, bem como as verrugas genitais nos meninos e meninas.

Com relação à vacina contra meningite C, atualmente foi disponibilizada uma nova dose.

Para receber a vacina é preciso que sejam apresentados o cartão do SUS e o cartão de vacinação.

HPV é o codinome do papilomavírus humano, um agente infeccioso que se instala na pele ou em mucosas e tem o poder maligno de provocar infecções, verrugas genitais e cânceres – como o de colo do útero e o de pênis. A vacina detona os vírus e, por isso, ela é tão importante nessa fase da vida dos adolescentes.

Meningite C é um dos tipos de um perigoso processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Elas são causadas por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos. A partir de 2017, adolescentes de 12 e 13 anos podem ir ao SUS tomar a vacina e ficar mais fortes para as próximas fases da vida.

COMPARTILHAR