Município de Dona Inês continua no Mapa Turístico da Paraíba

Foi divulgado nesta segunda-feira, 26 de agosto, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. A divulgação foi feita no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério do Turismo.

O município de Dona Inês, no curimataú paraibano, foi mais uma vez incluído na categoria “D”; “o que mostra os esforços e a valorização dos equipamentos turísticos pela Prefeitura”. Pontuou Júnior Campos, responsável pelo departamento de turismo no Município, acrescentando que na Gestão do Prefeito João Idalino, a Festa de São Sebastião foi ampliada, o São João do Povão foi criado e o município entrou na rota cultural raízes do brejo.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

A versão anterior, de 2017, contava com 3.285 Municípios, divididos em 328 regiões turísticas. As localidades integrantes foram indicadas pelos órgãos estaduais de turismo, em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios previamente definidos.

Em relação à redução de cidades contempladas, a área de Turismo da CNM lamenta o ocorrido, mas acredita que o corte foi necessário e justo. “Os Municípios que conseguiram ser incluídos no Mapa de 2019 realmente fizeram o dever de casa e conseguiram ter uma estrutura mínima para trabalhar o turismo”, explica a técnica da entidade Marta Feitosa.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Com informações do Ministério do Turismo e CNM.

COMPARTILHAR