Palestra marcou a Semana de Ação Mundial 2018 em Dona Inês-PB

Com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação, foram realizadas nesta quinta-feira, 07 de junho, no Centro Municipal de Capacitação de Professores (CEMCAP), atividades da Semana de Ação Mundial 2018 (SAM) com uma palestra sobre a campanha: “Se Prioridade é a Educação, Tirem a Tesoura da Mão, Direitos Valem Mais, Não aos Cortes Sociais (EC95) – Por Um Plano Nacional de Educação e Um FUDEB Pra Valer”.

A palestra foi proferida pelo professor José Júnior dos Santos. O evento contou com a participação de aproximadamente cem pessoas, em sua maioria, professores da Rede Municipal de Ensino de Dona Inês.

A SAM é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países. Lançada pela CGE (Campanha Global pela Educação), a Semana exerce pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área, anteriormente o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000) e, agora, os compromissos do Marco Ação Educação 2030 (Unesco, 2015).

Por um PNE pra Valer – Neste ano, a mobilização da SAM marca um balanço da implementação da Lei nº 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação (PNE), e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados, de forma a exigir o cumprimento dos compromissos firmados pelo governo brasileiro.

Por um Fundeb pra Valer – O objetivo da Semana será realizar uma grande mobilização que paute um novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) permanente e robusto, com a viabilização do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), previstos na meta 20 do PNE.